1.3.10

João Dixo e os Quadros sem Importância

Realizou-se no dia 27 de Fevereiro, pelas 18h00, no Centro de Artes e Espectáculos, a inauguração da exposição “Quadros Sem Importância”, de João Dixo.
Esta cerimónia contou com as presenças do autor da exposição, João Dixo, dos Vereadores da Câmara Municipal da Figueira da Foz Dra. Maria Isabel Cardoso e Dr. António Tavares, para além de muitos convidados entre os quais alguns artistas plásticos da Figueira da Foz.
Após uma breve apresentação da exposição pelo autor desta mostra, seguiu-se uma visita guiada pelo próprio, que ofereceu a todos os presentes uma didáctica explanação sobre cada um dos quadros, e foi contando, igualmente, algumas curiosidades à volta da concepção dos mesmos.
João Dixo nasceu em Vila Real, em 1941. Tem o Curso Superior de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto e actualmente é responsável pela Licenciatura em Artes Plásticas e dos Mestrados da A.R.C.A./Escola Universitária das Artes de Coimbra. Participou em diversas exposições colectivas e realizou várias exposições individuais, estando representado nas colecções de diversas instituições.
A mostra hoje inaugurada, “Quadros Sem Importância”, é uma exposição onde as pinturas podem “querer ser” apenas múltiplos quadros “hipotéticos” ou fragmentos de quadros; manchas e volumes; superfícies oferecidas à usura do tempo e das próprias técnicas da pintura; sombras e labirintos; paisagens, figuras, céus, chãos; corações coloridos; alusões, evocações; figuração sem objecto ou abstracção sem sujeito. Algo, no entanto, de fora a ilumina, algo que “actualiza” e exprime o que nela é impressão.
Esta exposição está patente até dia 25 de Abril, em 2 salas de exposições do Centro de Artes e Espectáculos, de Segunda a Sexta-feira, das 10h00 às 19h00, Sábados e Feriados, das 14h00 às 19h00, e Domingos, das 14h00 às 18h00 e 21h00 às 22h00. A entrada é gratuita.
Mais se informa que no dia 27 de Março, pelas 15h00, irá realizar-se a actividade “Conversa Sem Importância”, com o autor da exposição, João Dixo.