4.10.08

Homenagem a um Figueirense

HOMENAGEM A JOÃO ROCHA

"AQUI TURISMO, CABINA DE SOM!"



A Figueira da Foz, neste no mês de Outubro, presta uma homenagem a João António Saraiva Rocha, um figueirense convicto nascido a 12 de Abril de 1906 que foi o grande precursor da rádio nesta cidade. Neste dia 5 de Outubro pelas 12h00, na Esplanada Silva Guimarães, evoca-se o 30º aniversário da sua morte.

Areias cheias de banhistas e um movimento que preenchia as artérias do Bairro Novo. Os espanhóis e a claridade ímpar que mais tarde Augusto Pinto soube escrever. Isto dito assim é pouco para exaltar aquilo que hoje em memória se poderia dizer da Figueira. Eram verões de loucura!

Depois os anos 50. A guerra já havia passado e tudo apontava para a modernidade. Umas das novidades eram os sons da rádio (na circunstância por cabo). É durante a 2ª Grande Guerra que colabora activamente com a BBC e a Rádio Voz da América, enviando informações sobre a recepção das emissões na Figueira. É reconhecido pela BBC que lhe enviam, agradecendo os serviços prestados e pedindo colaboração futura, um aparelho de rádio PHILIPS ZA26707.

Vitorino Nemésio que passava por vezes férias em Buarcos, chegou a escrever no então Diário Popular dizendo que “o alto-falante despeja esclarecimentos práticos e anúncios de toda a região às horas de maior calor”. Na Figueira as colunas públicas debitavam música e palavras, uma das vozes que garantiam a emissão era a do mentor do projecto - João Rocha. Do estúdio, por si instalado em 1954 estava a maquinaria que permitia a realização dos programas e emissões com horário certo. Música, informações úteis e os tradicionais perdidos e achados faziam os blocos de programação que a Cabina de Som do Turismo projectava para o éter.

Instalada no edifício do Turismo, a Cabina de Som é um fruto de um investimento pessoal, viável pela publicidade que emite. Durante os primeiros anos, as instalações são fornecidas em troca de serviços de ampliação sonora que João Rocha presta ao Turismo e à Câmara Municipal (concursos hípicos, regatas, cortejos, sessões solenes, festas populares, concursos de praia ou de folclore, entre outros) e, gratuitamente, a todas as instituições que lhos solicitem.

A Comissão que engloba colaboradores do Senhor João Rocha, a Câmara Municipal da Figueira da Foz e o Ginásio Clube Figueirense são alguns dos organismos e entidades que, prestarão homenagem ao homem que dedicou durante muitos anos da sua vida à Cabine de Som – Aqui Turismo.