27.4.08

Dia de Festa junto ao Mondego

CLUBE NÁUTICO INAUGUROU
NOVO PAVILHÃO NÁUTICO

1º foto = A Direcção do Clube Náutico em frente ao recém inaugurado pavilhão.
Da esquerda para a direita: Simões da Almeida, Jorge Verissimo, Mendes do Amaral, Hugo Rocha, Joaquim Santos, Francisco Oliveira, Augusto Carvalheiro e Carlos Pelicano;

2ª foto = Lídio Lopes representando a Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dra. Isabel Guerra administradora do Instituto Portuário dos Transportes Marítimos, e Dr. Mendes do Amaral, presidente do Clube Náutico;

3ª foto = O discurso do presidente do CNAFF;

4ª foto = A Dra. Isabel Guerra recebe um ramo de flores das mãos de Sara, secretária do CNAFF, após o descerramento da placa alusiva ao evento;

5ª foto = A placa e os dizeres alusivos ao evento.

Uma autêntica “revolução” aconteceu no passado Sábado, dia 26 de Abril, no Clube Náutico da Figueira da Foz: a inauguração do seu Pavilhão Náutico.

Com toda a direcção presente e várias entidades oficiais da cidade representadas, o ambiente era de festa, ao qual o tempo se decidiu associar com uma tarde de autêntico Verão, aliado ao facto de o Clube Náutico comemorar neste mês 24 anos de actividade.

Do discurso protocolar do Presidente do CNAFF, Dr. Miguel Amaral, e perante uma interessada audiência, retiram-se algumas passagens que servem de complemento a esta noticia:

“O dia de hoje passará, sem dúvida, a ser assinalado como um dos mais importantes da história desta instituição.

Com efeito, é inegável o contributo que o nosso pavilhão náutico comporta em si, como uma infra-estrutura que permitirá prestar um apoio sustentado à náutica de recreio nas suas várias vertentes, designadamente na formação e competição, já que se encontra dotada de área e equipamento capaz de assegurar um excelente nível de qualidade no serviço a prestar.

(…)o crescimento do CNAFF tem sido um fenómeno incontornável contando presentemente esta instituição com mais de 700 associados (…) são, com efeito, cada vez em maior número as actividades promovidas por este Clube, contando a Escola de Vela com a participação de inúmeros alunos repartidos pelos vários escalões etários, como pela formação das cartas de recreio náutico onde a adesão a esses cursos tem sido francamente satisfatória (…) com esta nova estrutura aliada ao alargamento do parque de vela, cujas obras estão prestes a ser iniciadas, o CNAFF orgulha-se de poder actualmente ombrear com qualquer congénere a nível nacional.

(…)Por outro lado a doca de recreio é um espaço que, por não ser dragado, leva a situações caricatas de embarcações ficarem encalhadas no seu local de atracagem durante as marés baixas, impedindo os seus proprietários de as poder utilizar de forma plena. Também há falta de segurança neste espaço, que é alvo de furtos constantes. (…) Referindo situações demonstrativas do desinteresse da Administração Pública pela actividade do recreio náutico, importa sublinhar a construção da nova Ponte dos Arcos a qual não contempla uma altura mínima de passagem para as embarcações de vela ligeira, impedindo assim a utilização de um imenso plano de água situado no braço sul da foz do rio Mondego, mesmo aqui ao nosso lado…

(…)Em contrapartida manifesta este clube a sua total satisfação pela recente adjudicação dos trabalhos para o aumento do molhe norte, obra de vital importância para todos os sectores ligados ao mar, onde o Clube Náutico tem sido fortemente penalizado pelo atraso na sua realização.

(…) O dia é de festa (…) por esta inauguração deste novo pavilhão náutico (…) que pretende ser entendido como a mola impulsionadora da congregação de esforços por parte de todos os intervenientes (…) e nela reconhecendo um pólo importante no desenvolvimento e crescimento da cidade e da região.