11.12.09

Artes Galegas atribuiram prémios na Figueira da Foz... sem a presença de um representante da Câmara!!

No último sábado, dia 5 de Dez. inaugurou na Galeria desta associação a "EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE NATAL". Foi abrilhantada por um dos grupos de alunos da nossa escola de Música. Não tendo a professora NÉGUI podido orientá-los, mesmo assim saíram-se muito bem no seu repertório. Compareceram à exposição os pais e amigos dos alunos, assim como muitos sócios desta associação. A casa esteve cheia. Não só de pessoas mas essencialmente de calor humano. À noite foi servido um Jantar de Nata,l como já vem sendo hábito. Estiveram presentes mais de 60 pessoas, entre artistas, familiares e amigos. Teve a particularidade, este ano, da entrega de pémios a pessoas que de alguma forma se distinguiram na Arte, na Cultura e na Amizade. Salientamos aqui o primeiro prémio a ser atribuído ao sr. Toni Sanchez pela disponibilidade com que nos tem oferecido gratuitamente o nosso espaço SEDE da Magenta. A atribuir estes prémios estiveram presentes, vindos da Galiza, o Presidente da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, Xulio Villaverde e o sr. Director Geral de Promoção e Difusão da Cultura, Governador da Junta da Galiza, para além da Presidente em Portugal Conceição Ruivo.
Aquando da deslocação da
Magenta à Galiza, esta foi recebida pelos altos representantes do “ayuntamento” local. Agora na Figueira da Foz, e apesar de convidados, não esteve presente nenhum representante da nossa edilidade.
Mas falando só do que é realmente importante, houve ainda momentos de música distintos, interpretados por jovens figueirenses: na guitarra clássica Rogério Jorge e no fado, interpretado por Adelaide Reis. Procedeu-se ainda o Lançamento de um Livro Infantil, da autoria da assistente social e sócia da Magenta, Helena Roso - "A Fada e a Nuvem", com ilustrações de Conceição Ruivo. Encontra-se à venda nas papelarias locais.
Na 1ª foto: Conceição Ruivo à conversa com Tony Sanchez, Menano e Agria. 2ª foto: Grupo de violas da Magenta. 3ª foto: Pais das crianças e amigos da Magenta.