3.10.09

Pai e filho expõem no CAE

José Eliseu Filho é actualmente gerente da Artes & Restauros, empresa vocacionada para a criação, conservação e restauro de obras de arte. Dourador e restaurador (tectos, altares, telas, imagens, etc.) dando seguimento a uma tradição familiar com séculos de experiência. Tem neste campo um curriculum vastíssimo, não só como dourador – serviço que executa quase desde o berço – mas também como restaurador. São inúmeras as intervenções em Igrejas tanto nas composições retabulares como em tectos decorados.
A par deste trabalho surge a paixão pela pintura paisagística, retratos de um Portugal quase desaparecido, costumes do mundo rural praticamente inexistente, descambando de quando em vez por outros temas, desde o retrato ao monumental consoante a necessidade de evasão e de inspiração, fazendo por vezes algumas “surtidas” ao campo da pintura intervencionista e crítica.
============
Seu filho, Sérgio Eliseu, licenciou-se em História da Arte pela F.L.U.C. (Universidade de Coimbra) e é Mestrando em Criação Artística Contemporânea (Universidade de Aveiro).
“...Filho e neto de prestigiados artistas no restauro da talha e pinturas litúrgicas, seguiu a tradição familiar: também ele revela invulgares dotes artísticos...” -D. Eurico Dias Nogueira, Arcebispo Emérito de Braga.
“...desde 1997 que sai à praça expondo, em vários lugares com êxito assinalado pela crítica e pelo público, aferidor da sua arte que se dirige à razão, aos sentidos, no êxtase de se contemplar sem reticências a ARTE.” -Manuel Bontempo, crítico de arte.