1.9.09

"FESTALHADAS 2009" - Um ponto de referência no concelho:


A “FESTALHADAS” é já considerada como ponto de referência não só a nível do concelho mas também da região. A edição deste ano, a “FESTALHADAS2009”, decorrerá no próximo fim-de-semana, 6ª feira, Sábado e Domingo.
E é bom de ver as forças vivas das Alhadas juntas, pois todas as colectividades participam e a população agrupa-se por localidades e, embebidas no mesmo espírito e no mesmo espaço, desfrutam e partilham das quatro vertentes do certame: -Gastronomia – Ao todo a representação de seis colectividades/instituições. Confecção de pratos e doces da nossa terra.
-Artesanato – Participação de todas colectividades, instituições e da população por localidades com o espólio que mais as identifica, na exposição no interior da Escola Mário Augusto, e ainda no desfile no cortejo; -Cultural – Representação das diversas actividades de todas as colectividades, garantindo a animação dos festejos.
-Empresarial – Representação no interior da citada escola das actividades de empresas da nossa terra.O cortejo da “FESTALHADAS 2009” a realizar no Domingo, e que nasceu da espontaneidade da população, é o ponto alto dos festejos. Da imaginação dos alhadenses formam-se grupos trajados com roupagem do outrora, caracterizando actividades do antigamente, bem do tempo dos nossos avós. Descobrem-se e recuperam-se as alegorias do antigamente, arejam-se os trajes arrecadados no canto do baú, e as raparigas e os rapazes transformam-se em moçoilas e moçoilos mais airosos.
(Clicar em cima dos programas para melhor os visualizar)