30.4.09

"OS MAIAS"

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, dia 2 de Maio, pelas 21h30, a peça de teatro “Os Maias”, pelo Teatro da Trindade.
Em 1867, o Teatro da Trindade abria pela primeira vez as suas portas. Alguns anos depois, em 1888, foi tornada pública a 1ª edição de “Os Maias”. Nele, o seu autor, Eça de Queiroz, imaginou uma significativa cena passada no Trindade. Foi esse o ponto de partida para a leitura que o dramaturgo António Torrado fez da obra, traduzindo, assim, em linguagem teatral o grandioso fresco da sociedade portuguesa do século XIX. Trata-se de um vasto rol de tipos caricaturais que nos surgem em forma de crónica de costumes, servindo de pano de fundo à trágica história amorosa de Carlos e Maria Eduarda, que, com a companhia da excentricidade de João da Ega, projecção do próprio autor, constituem o trio central do drama a que Eça deu o subtítulo de “Episódios da Vida Romântica”.
Este espectáculo, com encenação de Rui Mendes, permanecendo embora fiel às características originais do romance, não deixa de sublinhar a flagrante actualidade que se desprende da mesma.

M 12 anos | Duração aprox.: 2h00. O custo dos bilhetes é de € 10,00 por pessoa, e os mesmos estão à venda no Centro de Artes e Espectáculos, na FNAC Coimbra e em www.cae.pt