Desde cedo revelou talento para o desenho e o pai, um tabelião, mandou-o estudar em Madrid, na Escola de Belas-Artes de San Fernando, da qual seria expulso anos depois...
Na capital espanhola conheceu o cineasta Luis Bunuel e o poeta Federico García Lorca.
Em 1928, persuadido pelo pintor catalão Juan Miró, transferiu-se para Paris e aderiu ao movimento surrealista. Foi por essa época que conheceu a mulher do amigo e poeta Paul Éluard, Gala, sua futura companheira e modelo.
Colaborou então com Bunuel em dois filmes célebres: em 1928 no filme "Un chien andalou" (Um cão andaluz, no qual há uma cena em que vemos uma lâmina em ‘close’ vazar um olho humano) e em 1930 "L'Âge d'or" (A idade de ouro).
Nelas exibia um estilo maduro que, embora mostrasse certas influências de “De Chirico” atestava absoluta originalidade como representação de um mundo onírico, povoado de alegorias metafísicas e imagens sexuais, apoiadas numa técnica apurada.
A sua exposição de 1933 deu-lhe fama internacional e Dalí lançou-se, então, numa vida social repleta de provocações e excentricidades. Essa atitude, por alguns considerada mistificadora e venal, aliada a uma postura apolítica, provocou sua expulsão do grupo surrealista.
Durante esse período, adoptou o "método de interpretação paranóico-crítico", baseado nas teorias da psicanálise, associando elementos delirantes e oníricos numa linguagem pictórica realista, com frequentes imagens duplas e objectos do quotidiano como em "Construcção mole com ervilhas cozidas", "Praia com telefone", "Premonições da guerra civil", "Canibalismo de Outono" e "O sono".
Durante a Segunda Guerra Mundial, Dalí radicou-se nos Estados Unidos, perto de Hollywood, e colaborou em alguns filmes.
No final da década de 1940 regressou a Espanha e deu início a uma fase inspirada em obras-primas de pintores do passado e em 1952, Dalí pintou a obra "Galatéia de esferas", a qual é mostrada num selo da França com valor facial de 1,11 €, emitido em 21/06/2004.
Posteriormente, alternou a pintura com o desenho de jóias e a ilustração de livros. Enquanto isso, sucediam-se as retrospectivas de sua obra (Nova York, 1966; Paris, 1979; Madri, 1982) e, à medida que diminuíam suas aparições públicas, a polémica dava lugar à renovação do interesse pela sua pintura.
Em 1982, a admirada Gala morre – fato que incidiu negativamente sobre sua actividade artística... e em 23 de Janeiro de 1989 morre na mesma Figueras natal onde seu corpo jaz embalsamado.
Quem, senão ele, poderia ter afirmado: “Picasso” é um eunuco; Miró é incapaz de assassinar a pintura, como Prometeu; Cèzanne é a mais pura expressão da decadência da arte; Matisse não era mais que um pobre cozinheiro; Kandinsky teria sido um admirável fabricante de bengalas; Braque é um perfeito pintor de fachadas; Moore, comparado com Praxiteles, é o bruto da cidade"…
Salvador Dali : Incomparável!